top of page

IRPF 2020: 5 motivos para você entregar a sua declaração com antecedência

  • Foto do escritor: Marlildo L. Leite
    Marlildo L. Leite
  • 12 de mar. de 2020
  • 2 min de leitura

Enviar a declaração com antecedência pode render benefícios e evitar imprevistos. Confira cinco vantagens de não deixar essa tarefa para a última hora.


1. Quanto antes entregar, maiores são as chances de receber a restituição nos primeiros lotes (caso tenha direito).

O 1º lote de restituição é praticamente exclusivo para os contribuintes prioritários, no caso idosos com mais de 60 anos, portadores de deficiência ou doenças graves. Já a partir do 2º lote, a prioridade é de quem enviou sua declaração bem no início da obrigação.


2. Mais tempo para fazer a declaração retificadora caso conste pendências de documentos para completar o preenchimento da declaração do IRPF ou encontre novos comprovantes de despesas.

É muito comum as pessoas perceberem que não possuem alguns recibos ou documentos necessários para realizar a sua declaração assim que dão início ao processo, tais como recibos de dentistas, escola de dependentes, ou até mesmo encontrar recibos somente depois que já enviaram a declaração do IRPF e que podem ajudar a reduzir o imposto a pagar ou aumentar a restituição; e neste caso ainda no prazo é possível fazer a retificadora sem multas e juros.


Dessa forma fica claro que se você começar antes, as chances de fazer uma declaração sem erros, sem riscos de malha fina e otimizada para pagar a menor o IRPF ou a maior restituição possível são muito maiores.


3. Em caso de imposto a pagar (se for o caso) saiba com antecedência o valor a ser pago e tenha tempo de se planejar.

Em caso de DARF a pagar, é possível saber o valor da dívida e os parcelamentos, com isso evitando multas por atraso, e incluindo em suas despesas mensais essa obrigação.


4. Habilitação para conseguir credito de antecipação da restituição em seu banco.

Trata- se de uma linha de credito atrelada ao valor de restituição calculada na sua declaração de imposto de renda, ou seja, você informa em sua declaração a conta do seu banco para receber sua restituição e pode procurar o seu gerente para solicitar um credito calculado em cima do valor restituído.


5. Não perder o prazo para evitar pagar multa e juros

Nos últimos dias da entrega o sistema da Receita fica muito lento, cai com frequência ou até mesmo trava e muitas declarações acabam por não ser entregues.


Em 2019 milhares de contribuintes perderam o prazo para a entrega da declaração de imposto de renda pessoa física. A multa para quem não entrega a declaração de IRPF no prazo pode chegar até a 20% do valor do imposto devido com um valor mínimo de R$165,74.


Diante dessas vantagens, envie sua declaração com antecedência!


Faça sua declaração com profissionais capacitados! Entre em contato conosco!


Contato:

(95) 3625-1350 / 99967-8458 / 99121-0788 / 99166-2583.

Av. Nossa Senhora de Nazaré, 1439, Tancredo Neves - Boa Vista/RR.

Comments


Formulário de Assinatura

  • facebook
  • instagram

©2019 Solução Assessoria Contábil.

bottom of page